Fórum Nacional
dos Mestrados Profissionais

Apoio Institucional
Desde 07/06/2009
256336 visitas.
W3C XHTML 1.0
Clipping
- Mestrados ajudam Professor a tornar Ensino Atraente - Mestrado Profissional ajuda o professor a abandonar as aulas tradicionais de física e adotar métodos inovadores.
Fonte: Portal Brasil, 6 de novembro de 2013
- Coordenador fala sobre os Desafios da Implementação do Profletras - Lançado em abril de 2013, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) é a segunda experiência de pós-graduação stricto sensu semipresencial no país (sendo o Profmat o primeiro mestrado profissional em rede nacional).
Fonte: Capes - Coordenação de Comunicação Social, Talita Oliveira, 24 de outubro de 2013.
- Ciências Humanas focam nos Mestrados Profissionais em Rede Nacional para qualificar Professores - Tendo como inspiração o (Profmat) - primeiro curso de formação continuada stricto sensu no formato semipresencial aprovado pela Capes em 2010 - as áreas que compõem a grande área Ciências Humanas estão engajadas na criação de cursos semelhantes.
Fonte: Capes - Coordenação de Comunicação Social, Talita Oliveira, 18 de outubro de 2013.
- Mesa Redonda sobre Mestrados Profissionais - A demanda por profissionais altamente qualificados para o trabalho e processos produtivos surge como uma necessidade cada vez mais presente na nossa sociedade. É premente que as universidades revejam sua forma de ensino considerando que as novas demandas apontam a necessidade de fomentar a produção e inovação tecnológica, contribuir para o desenvolvimento das organizações públicas e privadas e formar lideranças.
Fonte: IPTV USP, 9 de maio de 2013.
- Mestrado Profissional na Realidade Brasileira - A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) realizará, no dia 3 de maio de 2013, a mesa-redonda "Mestrado Profissional na Realidade Brasileira". O objetivo é debater aspectos relacionados à política e à expansão do mestrado profissional no ensino superior, diante da crescente demanda por profissionais altamente qualificados para o trabalho e processos produtivos.
Fonte: Agência Fapesp, 29 de abril de 2013.
- Mestrados crescem 11% ao ano no Brasil - O número de títulos de mestrado concedidos no Brasil cresce em média 11% ao ano no Brasil. Em 14 anos, o quantitativo de novos mestres quase quadruplicou: passou de 10.389, em 1996, para 38.800, em 2009, um acumulado de 273,5% de crescimento. É o que mostra estudo lançado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI).
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Denise Coelho, 23 de abril de 2013.
- Mestrado para Professor de Matemática terá 1.575 vagas - Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem previsão de 1.575 vagas.
Fonte: Ministério da Educação, Rovênia Amorim, 2 de abril de 2012.
- Cresce a Procura pelo Mestrado Profissional - O mestrado profissional tem ganhado espaço entre gestores, em detrimento da procura pelos MBAs e mestrados tradicionais, com ênfase no aspecto acadêmico. De acordo com especialistas da área, esse tipo de curso está se consolidando em tempos de escassez de mão de obra qualificada e a oferta de programas cresceu 150% entre 2005 e 2010.
Fonte: Jornal da Ciência, 7 de março de 2012.
- MEC proíbe Instituições Não-Educacionais de oferecer Cursos de Especialização - Instituições não educacionais - como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais -, que antes eram autorizadas a oferecer especialização, não receberão mais o reconhecimento do Ministério.
Fonte: Agência Brasil, Amanda Cieglinski, 3 de agosto de 2011 às 19:19.
- Modalidade deve ganhar Avaliação Exclusiva - Caçula dos cursos de pós stricto sensu, foi reconhecido pela Capes em 1998 -, o mestrado profissional ganhará um núcleo específico para avaliação dos cursos.
Fonte: Folha de São Paulo, 30 de janeiro de 2011.
- Mestrado Profissionalizante ganha Espaço no Mercado de Cursos - Um formato de curso ainda desconhecido de boa parte dos alunos - o mestrado profissional - promete se tornar, doze anos depois de sua criação, uma das vedetes da pós-graduação no Brasil.
Fonte: Bruno Lima, especial para O Globo. 23/06/2010 às 11:45.
- Evento Lotado! - O 5º Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais, realizado em outubro, no Rio de Janeiro, contou com 323 participantes dos quais 157 eram Coordenadores de Mestrado Profissional e 50 Pró-Reitores. Teve como pauta principal refletir sobre a produção diferenciada dos mestrados profissionais e contribuir com propostas de sustentabilidade dos mestrados profissionais.
Fonte: FNMP. 15/11/2009 às 12:39.
- Mestrado em Discussão - O Mestrado Profissional se caracteriza pelo aspecto interdisciplinar e aplicado. A modalidade se destina a formar mestres para fora da academia e não para formar docentes e pesquisadores para as universidades e institutos de pesquisa
Fonte: Folha Dirigida. 8 a 14 de outubro de 2009.
- Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação se reúnem para discutir mestrado profissionalizante e pós-graduação - Criação e consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs); Consolidação de bolsas de pesquisa e publicações dos IFs); Projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais etc.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq. 09/10/2009
-
UFRJ recebe o V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais - O objetivo é discutir a produção diferenciada dos mestrados profissionais, visando conceituar os critérios de excelência desta modalidade e contribuir com propostas de sustentabilidade dos mestrados, principalmente nas instituições públicas.
Fonte: Planeta Universitário. 06/10/2009 - 01:45
Notícia publicada também nos seguintes sites:
- MEC muda regras para estimular a criação de Cursos de Mestrado - Para Haddad, jornalismo é área em que demanda deve crescer mais.
Fonte: O Globo. Caderno O País, página 9. Brasília, 23 de junho de 2009.
- Mestrado Profissional vira Política de Estado - MEC vai incentivar centros de excelência a formarem gestores. Haverá bolsas para mestrandos em educação. Entrevista: Jorge A. Guimarães.
Fonte: O Globo. Caderno Boa Chance, pág. 7. Demétrio Weber. Brasília, 21 de junho de 2009.
- Capes vai mudar Modelo do Mestrado Profissional - O novo mestrado vem com uma filosofia nova de avaliação, em que contam ponto os indicadores de prestação de serviços, consultoria, patente, software, protocolo de pesquisa ou de serviços.
Fonte: Verdes Mares. 14/05/2009 - 14:48
FOPROF - Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais